top of page
  • Foto do escritorPatricia

Frutas da primavera: conheça os benefícios das frutas da época

As frutas da primavera proporcionam saúde ao organismo e deixam as receitas ainda mais saborosas!


Quem faz feira já sabe: de setembro e dezembro, entre as frutas brasileiras prefira as frutas da primavera. Elas são uma excelente escolha para se alimentar bem e são frutas frescas da própria estação.


Além disso, as frutas típicas da estação são saborosas e muito nutritivas, com diversos benefícios diferentes para a saúde.


Você ainda não sabe quais são as frutas brasileiras de época? Não se preocupe: neste artigo, vamos falar um pouco sobre a estação e apresentar 6 frutas da primavera para você conhecer todas vantagens de consumí-las.


Primavera e suas frutas da estação

A primavera é uma das estações mais queridas do ano. Nessa época, o tempo começa a esquentar e a vontade de passear aumenta. Não é para menos, já que as paisagens ficam mais bonitas e cheias de flores e de vida.


E para os que amam o sol, a primavera é o momento oportuno para ir a um parque, campo ou praia para curtir com a família e até fazer um piquenique.


O que acontece, é que nem sempre as pessoas sabem o que levar e acabam por comprar alimentos industrializados e cheios de açúcar, sódio e conservantes.


Já outros, preferem alimentos mais naturais, como as frutas da primavera, para compor o cardápio do lanchinho.


As frutas brasileiras da estação, principalmente as orgânicas, contam com inúmeros benefícios para a saúde. A ingestão constante desses alimentos fortalece o organismo e ajuda na prevenção de inúmeras doenças.


Lista de frutas da primavera

Nesse artigo, vamos apresentar a você seis frutas típicas da estação:


Frutas da primavera e benefícios

1. Banana

Não é novidade que a banana é uma das frutas da primavera preferidas dos brasileiros.


Com sabor característico, a delícia pode ser incrementada em inúmeras receitas, sejam doces ou salgadas.


O que muitos não sabem é que essa frutinha amarela conta com inúmeros benefícios para a saúde.


A banana é rica em:

  • Carboidratos

  • Vitaminas E, C e do complexo B,

  • Ferro

  • Magnésio

  • Potássio

  • Fibras

Além disso, esta fruta de época é uma ótima opção para quem deseja ter mais energia, já que a glicose, frutose e sacarose também estão presentes em sua composição.


É fã de esportes? Pois a banana também é uma boa alternativa. Em média, duas bananas produzem energia suficiente para 90 minutos de exercícios. Além disso, o potássio encontrado nesta fruta da primavera ajuda a prevenir as tão famosas e doloridas câimbras.


Essas propriedades a tornaram a preferida dos atletas, pois, além desses benefícios, a fruta traz sensação de saciedade e torna a alimentação moderada, sem contribuir para o ganho de peso.


A banana também ajuda a regular o funcionamento do intestino por conta das fibras presentes, o que torna dispensável o uso de laxantes.


Vale a pena utilizar a fruta da estação em casos de úlcera crônica gástrica ou duodenal é aconselhável ingerir a fruta, pois neutraliza, reduz a irritação e protege as paredes do estômago.


2. Kiwi

Com a casca em tons de marrom e o miolo verde com sementinhas pretas, o kiwi é uma das frutas da primavera que mais chama a atenção de qualquer um que não o conhece.


Esta fruta de época, que é originária da China, tem gosto ácido levemente adocicado, ideal para quem gosta de um sabor leve e diferente.

Assim como a laranja e a tangerina, o kiwi tem bons níveis de vitamina C. Também conta com minerais como fósforo, magnésio, potássio e ferro, além da vitamina E.


O consumo constante de kiwis como frutas da primavera fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o intestino.


3. Laranja

Seja em suco, no bolo e até em rodelas naquela feijoada, a laranja é uma das frutas da primavera que faz parte do cardápio do dia a dia e dá um toque especial a qualquer receita.


Existem vários tipos de laranja: entre as principais estão a laranja baía, laranja pera, laranja da terra, laranja lima e laranja seleta. Apesar da diversidade, o valor nutricional dessas frutas da primavera não varia muito.


Ela é rica em vitamina C e tem ação antioxidante, importante para o combate dos radicais livres e prevenção de doenças crônicas e envelhecimento precoce das células, além do fortalecimento do sistema imunológico.


4. Maçã

A maçã, uma das frutas da primavera mais queridinhas das crianças, é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B6.


A ação antioxidante dessa fruta da estação também ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.


Assim como em outras frutas da primavera e de outras estações, a casca da maçã possui mais nutrientes do que a polpa. Mas caso opte por consumir a casca, adquira-a em locais de alimentos orgânicos.


A maçã pode ser servida crua, em compotas, saladas, bolos, bebidas e até purês.


5. Mamão

Sabe qual das frutas da primavera não pode faltar em um bom café da manhã? O mamão.


A fruta da época é uma delícia e ainda conta com inúmeros benefícios para a saúde por conter vitaminas e minerais como potássio, ferro e cálcio.


O mamão também conta com a presença fibras e poucas calorias, ótimo para quem está de dieta ou praticando atividades físicas.


Essa fruta típica da primavera possui fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, sendo ótima para quem tem prisão de ventre. A enzima papaína presente na fruta auxilia na digestão.


6. Nêspera

Já experimentou a nêspera? Essa frutinha amarela é uma das frutas da primavera mais deliciosas da lista e conta com inúmeras propriedades nutricionais.


Entre seus nutrientes está a presença da pectina, uma fibra alimentar que ajuda a manter a sensação de saciedade no organismo.


Além disso, a substância mantém baixo o colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.


A fruta da estação também contém vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, cobre, potássio, cálcio e carotenoides.


Receitas para uma alimentação saudável

Anotou as informações sobre as frutas da primavera? Agora, que tal aprender receitas deliciosas com ingredientes naturais?


Aqui no Blog iFrutus, temos receitas maravilhosas para você preparar pratos saborosos, práticos e equilibrados. Não perca tempo e confira nossos outros posts!


Não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar esse post com seus amigos e familiares!

14 visualizações0 comentário
bottom of page