top of page
  • Foto do escritorPatricia

O impacto positivo dos alimentos orgânicos para a sua saúde

Certamente você já leu ou ouviu em algum lugar que os alimentos orgânicos fazem bem para a saúde. Porém, quais são exatamente esses benefícios? Você sabia que eles são ótimos não apenas para a nossa saúde, mas também para o meio ambiente?


Para compreender a importância que os alimentos orgânicos têm, antes de tudo é preciso compreender o que quer dizer “orgânico”. A partir do momento que sabemos reconhecer um produto desta natureza torna-se mais fácil (e mais óbvio) entender qual é a melhor escolha para a saúde.


Afinal, o que são alimentos orgânicos?


A palavra “orgânico” remete a um desenvolvimento natural. Em se tratando de alimentos, a expressão é utilizada para indicar produtos que são desenvolvidos sem agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios ou elementos transgênicos. Em outras palavras, eles são cultivados da forma mais natural possível, livre de interferências tóxicas.


Porém, a expressão “orgânico” não se limita ao cultivo, uma vez que ela não se aplica apenas a frutas, verduras e legumes. Produtos industrializados, por exemplo, também podem ser considerados orgânicos, desde que em sua composição tenham pelo menos 95% dos ingredientes naturais.


Por fim, há que se considerar ainda que o cultivo de produtos orgânicos resulta em menos impactos nocivos para o meio ambiente, o que os coloca em uma posição privilegiada em termos de sustentabilidade ambiental e social. Não é nenhum exagero afirmar que optar por produtos como esses é fazer uma escolha do bem, seja para a sua saúde ou para o mundo.


Os principais benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde


Entre os diversos benefícios que os alimentos orgânicos proporcionam para a saúde, listamos aqui alguns deles que são fundamentais para quem busca uma melhor qualidade de vida. Alimentos livres de agrotóxicos são menos nocivos ao organismo de diversas maneiras.


1. Alimentos menos nocivos ao organismo

Como já mencionamos, o principal destaque dos produtos orgânicos é a ausência de substâncias tóxicas. Esses elementos, se consumidos em grandes quantidades, em médio e longo prazo aumentam os riscos de problemas de saúde, como alergias, distúrbios neurológicos e até mesmo o desenvolvimento de certos tipos de câncer.


Sendo assim, uma ótima forma de prevenir certas doenças é evitar a ingestão de alimentos industrializados ou de frutas, legumes e verduras que tenham sido cultivados com agrotóxicos. Há diversos estudos que mostram problemas relacionados ao consumo desses químicos, porém o efeito de muitas substâncias ainda é desconhecido pelos cientistas.



2. Maior preservação de nutrientes

Alguns estudos sugerem que os alimentos orgânicos têm maiores concentrações de nutrientes do que aqueles cultivados de forma “industrial”. Isso significa que vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, benéficos para o nosso organismo, são preservados em maior quantidade quando o alimento não recebe aditivos químicos.


Há diversas teorias sobre porque isso acontece. Uma das mais difundidas é que a aceleração do crescimento das plantas ocorre graças a um acúmulo maior de água, o que resulta em menos nutrientes. Além disso, as plantas livres de aditivos químicos precisam produzir mais substâncias para lutarem contra ameaças, o que as torna mais resistentes.



3. Menor impacto no meio ambiente

Agrotóxicos e fertilizantes químicos em grandes quantidades podem contaminar o solo e as águas. Essa intoxicação da biodiversidade com substâncias industriais têm consequências imprevisíveis para a natureza como um todo. As técnicas de plantio orgânico contribuem para a conservação do solo, protegendo-o contra pragas e erosões.


Além disso, considere também que os trabalhadores e os animais envolvidos em plantações orgânicas também têm a saúde preservada quando não são expostos a elementos químicos. Isso faz com que o ciclo como um todo seja construído sobre bases mais saudáveis, o que consequentemente gera mais benefícios para você e para aqueles que estão à sua volta.

…..

Transformar as pessoas por meio de alimentação é um dos principais propósitos da Jasmine Alimentos. Investimos em produtos para pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, levando até elas alimentos naturais que possam ser consumidos em casa.


Conheça a nossa linha completa de itens integrais, orgânicos, sem glúten e sem açúcar.

11 visualizações0 comentário
bottom of page