6 motivos para consumir alimentos orgânicos

Embora muitos países tenham proibido essa prática, o Brasil ainda permite que alimentos geneticamente modificados sejam cultivados no país

Nos últimos tempos, houve o surgimento de um grande interesse das pessoas com a saúde. Com isso, muitos começaram a associar a prática de exercícios físicos a uma alimentação mais saudável.


Esse fator propiciou o desenvolvimento comercial de diversas técnicas de produção agrícola, dentre elas, a de produtos orgânicos. Entretanto, mesmo vendo o termo se tornar cada vez mais popular, muitos não conhecem os benefícios desses alimentos.


Por isso, fizemos essa lista com 6 motivos pelos quais você deve começar a consumir alimentos orgânicos e ganhar mais qualidade de vida no seu dia a dia. Acompanhe!


1. Evita resíduos de pesticidas

A agricultura convencional aplica diversos tipos de pesticidas sintéticos nas suas lavouras, visando um melhor rendimento dos seus produtos. Ao ingerir verduras, frutas e legumes, você pode estar colocando resíduos de aproximadamente quatro pesticidas diferentes para dentro do seu organismo.


Esses produtos podem causar problemas como transtorno de déficit de atenção, autismo, obesidade e até mesmo câncer. Os alimentos orgânicos por sua vez são cultivados sem esses produtos químicos, ou seja, sem aditivos, fortificantes e praguicidas, contribuindo assim para uma dieta muito mais saudável.


2. Oferece uma nutrição melhor

Os nutrientes desempenham papel fundamental para a nossa sobrevivência e muitos estudos mostram que o valor nutritivo em produtos convencionais é menor se comparado aos dos seus homólogos orgânicos.


Os alimentos orgânicos contam com níveis mais altos de antioxidantes, magnésio, fósforo e ferro. Sem contar o sabor, que é muito mais acentuado. O principal fator que confere essa grande diferença está no solo: os produtos orgânicos são cultivados em solos que são geridos e nutridos seguindo padrões sustentáveis.


3. Evita alimentos geneticamente modificados

Embora muitos países tenham proibido essa prática, o Brasil ainda permite que alimentos geneticamente modificados sejam cultivados no país. Esses produtos são artificialmente manipulados a fim de gerar substâncias mais resistentes e com maior rendimento. Porém, essa alteração pode acarretar diversos problemas de saúde.


Ao consumir alimentos orgânicos, você tem a garantia de que não está ingerindo nenhum organismo geneticamente modificado, principalmente se você costuma usar milho, soja, abobrinha, abóboras e similares nas suas refeições.


4. Evita produtos de animais contaminados

Quando se trata de carne e produtos lácteos, optar pelos orgânicos é a melhor opção. As vacas leiteiras e aquelas que serão abatidas são alimentadas da maneira mais barata possível, a fim de proporcionar maiores lucros.


Assim, elas comem outros subprodutos de vaca (como a gelatina), proteína de cavalo, carne de porco e uma variedade de gorduras, contribuindo para um leite e uma carne com maiores chances de contaminação.


Isso acontece porque quando você ingere esses insumos, a dieta, os antibióticos, as drogas e os hormônios usados na sua produção são passados para os derivados e, consequentemente, para o seu prato.


5. Ajuda na preservação do meio ambiente

A agricultura orgânica considera o impacto causado pelo cultivo de alimentos no ambiente e no ecossistema em longo prazo.


Assim, os produtores desses alimentos trabalham em torno de um plano que visa manter o solo rico em nutrientes e fértil para os próximos anos.


O mesmo não acontece nas lavouras convencionais, em que o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos empobrece o solo, polui a água subterrânea e gradativamente deteriora a natureza.


Assim, ao optar pelos orgânicos, você ajuda na preservação do meio ambiente.


6. Apoia os produtores locais

Quando você consome produtos orgânicos, você ajuda e valoriza o trabalho dos agricultores locais. Na medida em que as gigantescas empresas agrícolas continuam a dominar a produção de alimentos, as pequenas fazendas locais têm dificuldades para competir com os preços dessas companhias.


Assim, busque adotar os alimentos orgânicos no seu dia a dia, se possível, comprando diretamente do agricultor em feiras ou comércios ambulantes.


Esperamos que essa leitura sobre os 6 motivos para consumir alimentos orgânicos motive você a buscar o seu bem-estar e o de toda a sua família.



Se você gostou do post, siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter para ficar por dentro de conteúdos interessantes como este.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo