top of page
  • Foto do escritorPatricia

Cinco alimentos para repor as energias

O Blog iFrutus separou uma lista de alimentos naturais capazes de restituir a energia que o seu corpo necessita.

O ideal é passar um dia tranquilo e sem estresse. E uma das formas de manter a qualidade de vida é realizando atividades físicas.


Porém, ter um cardápio saudável é de extrema importância para quem precisa repor as energias pós-treino. Você pode inovar nos seus pratos com diversos alimentos naturais que, além de saborosos, são capazes de restituir a energia que o seu corpo necessita. Fizemos uma lista de alguns alimentos ótimos para isso, confira:


Mandioquinha A mandioquinha é uma ótima opção para repor as energias. Além de ser fonte de carboidratos complexos, tem bons níveis de vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, potássio e vitamina C. Os benefícios desse alimento não se restringem ao valor energético.


A raiz tem ação antioxidante, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce das células; ajuda na recuperação muscular; e no fortalecimento dos ossos.


Não existe restrição quanto à sua ingestão. Ela pode ser consumida por bebês, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sendo atletas ou não.


Banana A banana é uma aliada quando o assunto é exercício físico, pois a combinação dos açúcares naturais (glicose, frutose e sacarose) é capaz de oferecer grande quantidade de energia ao organismo.


Ela é rica em carboidratos e vitaminas (B1, B2, B6, E e C). Os bons níveis de fibras e de minerais como ferro, magnésio e potássio auxiliam no funcionamento cardíaco, intestinal e previnem as dores musculares e as câimbras.


Além de todos esses benefícios, a fruta ajuda a manter o bom humor, por conta da presença de serotonina em sua composição. Especialistas atribuem ao consumo moderado da banana a sensação de bem-estar e o relaxamento.


Mel O mel é um alimento capaz de fornecer energia instantânea, por conta da glucose e frutose, e é recomendado para quem pratica atividades físicas.


Por ser um substituto natural do açúcar, é menos calórico e dá um toque especial a qualquer cardápio. O mel também possui ação diurética, digestiva, cicatrizante, antisséptica e emoliente.


Grão-de-bico Ele é rico em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, importantes para a manutenção do organismo. O grão-de-bico oferece nutrientes essências para manter a saúde do corpo e, claro, repor as energias. Também é ótimo para o bom funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares. Assim como a banana, a leguminosa está na lista de alimentos que contribuem para o bom-humor, por conta da presença de triptofano, aminoácido relacionada à produção de serotonina.


Lentilha A lentilha é outra leguminosa que você deve acrescentar em sua dieta alimentar. Ela possui bons níveis de zinco, ferro e fibras. Entre os seus benefícios estão o fortalecimento do sistema imunológico, a regulação intestinal e a sensação de saciedade, o que ajuda a não ingerir maiores quantidades de alimentos.


As proteínas presentes ajudam o reparo do tecido muscular, e além disso tornam a lentilha uma boa substituição para as carnes vermelhas.


Abacate O abacate é uma fruta muito nutritiva. Ele possui gorduras saudáveis, fibras e poucas calorias, se comparado a outros alimentos. É rico em vitaminas (A, K, C, E e complexo B) e em minerais como potássio, ferro e fósforo.


Tem ação antioxidante e ajuda na redução do colesterol e controle de açúcar no sangue.


Porém, por conter bons níveis de gordura, não é recomendado o consumo excessivo. Especialistas sugerem ingerí-lo em pequenas quantidades.


Gostou das nossas dicas? Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos e familiares!


8 visualizações0 comentário
bottom of page