top of page

Como plantar um bonsai em 10 passos


Você sabe o que é um Bonsai? Eles são arvores cultivadas em pequenos vasos, com isso eles não crescem muito, podendo cultiva-las dentro da sua casa!


Confira esse passo a passo que fizemos para vocês!

Passo 1

Primeira coisa a se fazer é escolher o vaso! Existem vários modelos de vasos para Bonsais, mas preste atenção pois as árvores novas, que estão sendo estilizadas devem ser colocadas em recipientes maiores, para dar às raízes espaço suficiente para que se desenvolvam. Já as mais velhas, que passam apenas pela poda de manutenção, podem ser plantadas em vasos menores.



Passo 2

Agora vamos drenar o vaso! Como os vasos são baixos, o sistema de plantio é muito simples. É somente utilizar um pedaço pequeno de Bidim ou sombrite, para tampar os buracos do vaso. Com isso você deve passar um arame de cobre pelos buracos do vaso, passando pela tela e prender no sistema radicular da planta para firmá-la.

Passo 3

Prepare o solo do seu Bonsai. Para melhores resultados misture 85% de xisto de 8 mm e 15% de terra de Algarrobo, mas caso não encontre pode ser qualquer outra mistura standard.




Passo 4

Hora de escolher a planta que será usada!

Recomendamos você iniciante começar com uma muda de planta, pois comprar sementes o processo é mais difícil e demorado.

As plantas mais usadas para Bonsais são os pinheiros, juníperos e ciprestes. Você pode escolher a que preferir, floríferas, frutíferas ou folhagens, todas são possíveis! O ideal é que possuam lignina (tecido grosso, iguais as árvores que vemos por aí) no caule. Escolha plantas velhas com musgos com caules grossos e galhos tortos para facilitar na hora da poda.

Passo 5

Mãos a obra!

  • Pegue a muda de planta, esfarele o torrão para deixar as raízes nuas.

  • Lave as raízes delicadamente, tomando muito cuidado com elas.

  • Antes de realizar a poda nas raízes, esterilize a tesoura com fogo.

  • Com isso retire as raízes mais grossas, deixando apenas as mais finas, aplique canela em pó (a mesma que você utiliza na cozinha) para cicatrizar rapidamente o corte. Já as raízes mais finas devem ser cortadas somente o comprimento de 10 cm da base da planta escolhida.

  • Amarre o arame no sistema radicular da planta, após isso coloque o restante do subtrato para o solo e pressione com as mãos para firmá-lo.


Passo 6

Como cultivá-lo?

Como qualquer outra planta, ela necessita de luz, água e proteção dos ventos para sobreviver. Evite que o Bonsai tome sol nos horários mais quentes do dia (+- das 10hrs até as 14hrs). Caso não tenha como controlar isso, utilize um sombrite com 50% de luminosidade para amenizar a luz solar sobre o seu Bonsai. Para regá-lo, não esqueça que toda planta que for regada em excesso acaba morrendo, então recomendamos rega-la 1 vez a cada 2 dias, ou quando você perceber que o solo está seco. Lembre sempre de verificar se a água está escorrendo pelo vaso (se estiver a sua drenagem está funcionando).

Passo 7

Como você vai estilizá-lo? Já decidiu? Confira alguns estilos de Bonsais que você pode seguir na hora da poda e estilização:

  • Chokkan (forma vertical)

  • Sokan (tronco duplo na mesma base)

  • Kabudachi (multi tronco na mesma base)

  • Yose-ue (floresta, várias árvores crescendo em harmonia)

  • Hokidachi (vassoura)

  • Han-kengai (Semi cascata)

  • Kengai (cascata)

  • Bunjingi (verde no topo)

  • Fukinagashi (varrido pelo vento)

  • Ishisuki (raízes nas rochas)

  • Sharimiki (tronco morto), entre outros.

Passo 8

Para o cultivo ser um sucesso você precisa realizar 3 tipos de poda:

  1. Poda de manutenção (para manter o formato que você escolher do bonsai),

  2. Poda de estilização (para dar um estilo ao bonsai)

  3. Poda de raiz (para transplantio no vaso e engrossamento).

A poda de manutenção é muito simples, só retirar as folhas e galhos mais finos que estão crescendo.

A poda de estilização é já é mais complicada, pois cada estilo requer uma poda e modos diferentes de realização, por isso quando escolher o estilo do seu Bonsai, pesquise a fundo ou pergunte para quem tem conhecimento.

A poda de raiz também é perigosa, pois traz um alto risco da sua planta não sobreviver ao ato.

Porém, quanto mais você praticar, melhor e mais conhecimento você terá, por isso não fique triste se não der certo na primeira vez!



Passo 9

Aramação do Bonsai!

É um processo muito importante, pois através do arame você conduz o galho no estilo que você quiser. Porém tenha cuidado para não sufocar os galhos com os arames, os proteja com plásticos/borrachas.

Confira aqui algumas técnicas e jeitos de aramação de Bonsai!

Passo 10

Adubação!

Não esqueça que sua plantinha precisa de nutrientes para crescer forte e saudável. Utilize adubos foliares completos! Confira aqui alguns os cuidados que se deve ter com a adubação!



Se você curtiu esse post, não esqueça de comentar e compartilhar com amigos amantes de bonsai!

55 visualizações0 comentário
bottom of page