top of page
Foto do escritorPatricia

5 dicas para ter um jardim de inverno

Conversamos com especialistas no assunto para mostrar o que você precisa saber para ter um jardim de inverno dentro de casa.

Ideal para quem não tem quintal mas faz questão de ter a presença do verde, o jardim de inverno é como uma estufa dentro de casa, deixando o ambiente mais verde e acolhedor. Conversamos com especialistas no assunto para você aprender como cuidar desse espaço.


1. Luminosidade Apesar de ser localizado em áreas internas, é importante que o jardim de inverno seja posicionado em um cômodo com boa dose de iluminação natural, que pode ser vinda de uma claraboia ou de uma janela. Você pode criar um jardim de inverno na sala de estar, sala de jantar, no banheiro e até no hall.

É possível usar plantas que toleram pouca luminosidade e até luminosidade artificial. Segundo a paisagista Paula Galbi é importante não misturar varias temperaturas de cor. "Normalmente o melhor uso é de espetos ou embutidos a led na luz branco quente (< 3300K). Elas sempre dão ao ambiente um ar de elegância e sofisticação", afirma a profissional.



2. Espécies As melhores espécies para compor esse tipo de jardim, segundo Paula, são plantas mais baixas e rasteiras como a maranta, que possui diversas cores e tipo de folhas, peperômia, hera, grama-preta, aglaonema e lírio-da-paz. Jiboia, pacová e espada-de-são-jorge também vão bem.


3. Regas Segundo Anderson Santos, diretor da Escola de Botânica de São Paulo, os vasos, quando colocados em jardim de inverno, necessitam de drenagem já que os elementos naturais como sol e vento que fazem a água evaporar não estão presentes em ambientes fechados. "A dica é misturar um pouco de areia fina na terra, que ajuda a água passar e não acumular nas raízes, evitando a morte das plantas por afogamento", conta o profissional.



4. Nutrientes Além de água e sol, as plantas precisam de alguns nutrientes essenciais para desenvolvimento e crescimento, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel.


5. Adubação Apostar em adubação periódica é uma boa ideia para que as plantas fiquem sempre saudáveis e com boa aparência. Quanto mais natural o adubo for, melhor será para as espécies. "Cada adubo é utilizado para um tipo de planta diferente. Para funcionar, o elemento natural, mineral ou animal deve estar em estágio de decomposição", afirma Anderson.


Gostou das dicas? Acesse mais tópicos do blog para saber mais!

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page