top of page
  • Foto do escritorPatricia

Torne sua vida no escritório mais saudável com nossas dicas!

Conversar com seus colegas de trabalho, beber (muita) água e não comer sobre a mesa podem ser mais importantes do que você imagina

Ter hábitos de vida mais saudáveis certamente está entre as promessas de ano novo mais feitas (e mais quebradas). Dentro de casa, é mais fácil controlar o que comemos, quando e como nos exercitamos, mas a situação fica mais complicada quando precisamos manter essa rotina no escritório.


Sean Kelly, CEO e co-fundador da SnackNation, é especialista em criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Sua empresa trabalha com milhares de escritórios nos Estados Unidos oferecendo uma seleção de lanches saudáveis a todos os empregados. Para o executivo, as maneiras para criar um ambiente mais saudável e proveitoso para todos podem ser divididas em cinco áreas: bem-estar físico, dieta e nutrição, desempenho mental, imunidade e prevenção de doenças e relacionamentos e conexões.


Em artigo publicado na Inc., Kelly dá algumas dicas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Confira:


Bem-estar físico

1. Pare de ficar sentado Uma pessoa passa, em média, 9,3 horas por dia sentada, o que é prejudicial à saúde. Segundo Kelly, a recomendação é trocar a cadeira convencional do escritório por uma ergonômica que exija que você sente com uma boa postura.


O CEO também aconselha a fazer reuniões em pé: “dessa forma, as pessoas estarão mais engajadas, energizadas e todos perderão menos tempo”.


2. Caminhe enquanto conversa com alguém (pessoalmente ou ao telefone) Qualquer reunião ou bate-papo em que você não é obrigado a encarar uma tela de computador é uma chance para fazer um passeio. Se a conversa for somente com uma pessoa, a caminhada se torna ainda mais importante. Segundo Kelly, andar lado a lado com alguém permite que os problemas sejam discutidos de forma mais ampla e faz com que ambos mantenham a mente mais aberta.


3. Se exercite com colegas de trabalho

Ir à academia junto às pessoas com quem você trabalha não só fará com que vocês se conheçam melhor, mas também aumentará seu comprometimento com a atividade física (que você sabe que deveria fazer de qualquer jeito). Isso pode ser feito antes do horário de trabalho, na hora do almoço ou mesmo depois do expediente. A chave é conseguir um grupo realmente disposto a se reunir.


4. Faça um intervalo de três minutos para se exercitar

Treinar por um período curto de tempo estimula o metabolismo, a energia e a positividade. Kelly sugere: “com ou sem equipamentos, não importa. Se exercitar por apenas três minutos vai te dar gás para terminar o dia sem te deixar suado”.


5. Libere suas emoções por meio de alongamentos Normalmente, a raiva aparece na forma de uma tensão nos ombros e na nuca; o medo, por sua vez, é sentido na boca do estômago. “Não evite essas emoções”, adverte o CEO. “É melhor reconhecê-las, senti-las e liberá-las por meio de alguns alongamentos básicos e respirações profundas. O problema não é experimentar esses sentimentos (que são normais), mas sim segurá-los por muito tempo”, explica.


Dieta e nutrição

6. Planeje suas refeições No dia anterior ou no começo da semana, pense e prepare o que pretende comer no almoço e jantar. “Só o ato de determinar o que você vai pedir em um restaurante ao invés de escolher alguma coisa aleatória na hora vai fazer com que você opte por alimentos mais saudáveis”, afirma Kelly.


7. Faça reuniões no café da manhã, e não no almoço Além de aumentar a produtividade dos encontros (já que a chance de você ser interrompido é menor), é mais fácil fazer escolhas saudáveis no café da manhã do que no almoço. “Dê preferência a um desjejum balanceado, com grandes quantidades de proteínas e gorduras boas e menos carboidratos. A refeição te dará força e sustento pelo resto do dia”, explica o CEO.


8. Dificulte seu acesso às comidas gordurosas “Deixe à mão os lanchinhos mais saudáveis e que ajudarão a melhorar sua produtividade”, diz Kelly. Essa dica é especialmente válida aos millennials, a “geração dos lanchinhos”, que consome, por dia, pelo menos uma refeição composta somente por lanches - 2,5 vezes a mais do que seus pais.


9. Opte por um almoço rico em vegetais, proteínas e gorduras boas É claro que você também precisa de carboidratos, mas o melhor é se alimentar dos complexos (como batata doce, arroz integral e lentilha), e apenas em pequenas porções. “Comer uma grande quantidade de carboidratos no meio do dia te deixará mais devagar e menos encorajado a encarar o que vem por aí. É melhor optar por uma salada variada, acompanhada de gorduras saudáveis e proteínas magras”, sugere o CEO.


10. Chegue em casa com tempo suficiente entre o jantar e a hora de dormir

Segundo Sean Kelly, você deve ter pelo menos 2 horas e meia entre o horário em que você termina de jantar e o a hora que vai para a cama. “Sem isso, seu sono será afetado e você se sentirá meio grogue pela manhã”, diz. A dica é planejar o horário exato em que você vai deixar o escritório e segui-lo firmemente; o hábito também vai te encorajar a ser mais eficiente durante o dia.


Desempenho mental

11. Deixe seu celular de lado Para o CEO, a pior droga com a qual lidamos hoje em dia é a distração. “Desligue todas as notificações de seu telefone e não deixe o aparelho ao alcance. Se puder colocá-lo dentro de uma gaveta, melhor. Deixe para checar seu celular somente em horários pré-programados durante o dia e não o leve para reuniões”, recomenda Kelly.


12. Controle seu acesso às redes sociais Deixar de dar uma olhada nas redes sociais com frequência terá um impacto positivo imediato na sua saúde mental. Visitas compulsivas ao Facebook ou ao Twitter não só te distraem do que é realmente importante (no caso, seu trabalho) como, na maioria das vezes, também fazem com que você se sinta pior.


13. Seja grato “Programe um lembrete diário para refletir: pelo quê você é grato neste momento? Pelo fato de estar empregado, pelo sol, pela sensação dos ventos no seu cabelo, pelos seus filhos… Não importa em que você vai pensar, e sim que você se dê esse minuto para apreciar a vida”, diz Kelly.


14. Medite por cinco minutos Apenas cinco minutos de meditação podem te dar mais energia, tranquilidade e a habilidade de lidar melhor com o que acontece no seu cotidiano. Baixe um aplicativo de meditação no seu celular e permita que ele te mostre exercícios simples de respiração e reflexão para fazer durante seu tempo livre.


15. Reveja seus objetivos pessoais e profissionais Atingir o burn-out não é saudável para ninguém, e a condição é normalmente causada por focarmos muito em uma só área da nossa vida, enquanto as outras sofrem. “Você pode se prevenir disso ao programar lembretes diários com os seus objetivos pessoais para revê-los quando estiver no trabalho. Quando você cumpre um objetivo pessoal, você se sente melhor com você mesmo, e isso te levará a ter uma vida mais saudável no escritório também”, aconselha Sean Kelly.


Imunidade e prevenção de doenças

16. Repense sobre o seu consumo de cafeína Em vez de açúcar refinado, experimente usar óleo de coco no seu café. A substância faz muito bem ao cérebro e te ajuda a ter mais concentração e foco. Troque a segunda xícara de café à tarde, por exemplo, por uma de chá verde ou água. Ambos hidratam mais que o café e de quebra fornecem antioxidantes valiosos para a sua saúde.


17. Deixe uma garrafa de água na sua mesa Quase nada é mais importante para sua saúde do que se manter hidratado, e beber bastante água até vai prevenir que você coma demais. Kelly ainda sugere que você faça um jogo com você mesmo: “eu, por exemplo, vou ao bebedouro a cada 90 minutos ou quando preciso levantar, dar uma volta e me preparar para focar na minha próxima tarefa”.


Relacionamentos e conexões

18. Veja todo mundo ao seu redor como um aliado “Se você pensar que o universo e todos ao seu redor estão conspirando a seu favor, você ficará impressionado quando isso realmente acontecer. Valorize a qualidade das suas relações e a positividade das pessoas próximas a você”, argumenta Kelly.


19. Almoce longe da sua mesa Use seu intervalo de almoço para se aproximar de outras pessoas. De acordo com o CEO, a satisfação no trabalho está diretamente relacionada às amizades que você tem dentro da sua empresa. “Durante o almoço, não converse sobre trabalho - compartilhe assuntos pessoais e mostre aos outros que você se importa com o que eles são dentro e fora do escritório”, sugere.


20. Faça um tour pelo escritório Kelly recomenda que uma vez por dia você tire uns minutos para dar uma volta e conversar com seus colegas de trabalho. “Diga um olá e pergunte como eles estão. Faça com que eles saibam que você se importa. Só tome cuidado para não interrompê-los e escolha interagir com aqueles que parecerem mais desocupados”.


21. Reconheça o que os outros fazem de incrível “Isso é simples, mas poderoso”, destaca Kelly. Escreva um bilhete por semana para alguém do seu trabalho que fez alguma coisa importante. O reconhecimento libera serotonina tanto em quem dá quanto em quem recebe, o que aumenta o respeito e a confiança em ambas as partes.


22. Se ame “Lembre-se de que a sua visão de mundo diz muito mais sobre você do que do mundo em si. Se você não pensar coisas boas sobre si mesmo, não conseguirá fazer o mesmo com as outras pessoas. Gostar de nós mesmos e daqueles ao nosso redor é a chave para viver uma vida completa e feliz. Não negligencie essa tarefa essencial”, diz Sean Kelly.


Gostou dessas dicas? Confira nossos outros posts e não se esqueça de curtir e compartilhar com amigos e familiares nossas dicas de ouro!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page