Bora lá falar um pouco sobre a história do estrogonofe, já que esse prato além de ser uma delícia que por aqui em casa tem sempre, é muito popular no Brasil inteiro, mas você sabe de onde ele veio?
Acredita-se que o estrogonofe tenha sido criado na Rússia no século XIX, porém a receita original era feita com carne bovina em tiras finas, cebola, creme de leite e mostarda, mas com o tempo foi sofrendo variações e hoje em dia é comum encontrar versões com frango, camarão e até fit só com cogumelos.
O nome “estrogonofe” vem da palavra russa “stroganov”, pois era o sobrenome de uma família rica e influente da época. Dizem que a receita era um dos pratos favoritos do Conde Pavel Stroganov, e por isso ficou conhecido como “estrogonofe à moda Stroganov”, mas se é verdade ou não ninguém sabe.
A receita se popularizou rapidamente na Rússia e em seguida se espalhou para outros países europeus, como a França e a Inglaterra, mas no Brasil, o estrogonofe chegou apenas nos anos 50 porém logo se tornou um prato muito apreciado, tanto em casa quanto em restaurantes.
Hoje em dia, o estrogonofe é uma receita versátil mas que pode ser adaptada de diversas formas, com ingredientes diferentes e até mesmo em versões vegetarianas.
Existem diversas receitas de estrogonofe deliciosas no Brasil, e a escolha da melhor pode variar de acordo com os gostos pessoais de cada um. No entanto, uma receita clássica e muito apreciada é a de estrogonofe de carne.
Aqui vai uma sugestão de receita:
Ingredientes:
500g de filé mignon em tiras finas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de ketchup
1 lata de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Tempere as tiras de carne com sal e pimenta a gosto.
Em uma panela, aqueça a manteiga e o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
Adicione a carne e deixe cozinhar até dourar por todos os lados.
Acrescente a mostarda e o ketchup e misture bem.
Adicione o creme de leite e mexa até que o molho fique homogêneo e comece a borbulhar.
Deixe cozinhar por mais alguns minutos e sirva quente, acompanhado de arroz branco e batata palha.
Essa receita é simples, mas muito saborosa. Você pode adaptá-la ao seu gosto, adicionando outros ingredientes como champignon, tomate, pimentão, entre outros.
Também temos outra receita se você tiver interesse:
Se você gostou dessa receita, não esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos e familiares!
Comments