top of page
  • Foto do escritorPatricia

5 Benefícios de cozinhar com seus filhos desde cedo

Além de proporcionar momentos de afeto em família, cozinhar na companhia das crianças pode ser um ótimo estímulo para diversificar e estimular algumas habilidades que favorecem o seu desenvolvimento. O aprendizado na cozinha rende novos conteúdos, novas histórias e novos momentos familiares.

Família curtindo uma refeição juntos
Família unida curtindo uma refeição

Cozinhar pode ser um momento de muito aprendizado para pais e filhos e gera muitos benefícios quando ensinados desde cedo para os pequenos, como por exemplo:

1- Estimula uma relação saudável com a comida Se seu filho não gosta de comer certas frutas, legumes ou verduras, cozinhar poderá deixá-lo mais interessado em conhecer melhor esses ingredientes. Além disso, estimula o tato e o olfato.


Assim, seu filho poderá construir associações mais positivas com os alimentos. Um estudo da Universidade de Montford, na Inglaterra, mostra que crianças em idade pré-escolar que têm o costume de manusear vegetais são mais abertas a provar combinações diferentes.

Já em um estudo feito pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, famílias habituadas a jantar fora receberam aulas de culinária, e após a experiência, os voluntários passaram a aproveitar melhoras refeições no lar, além de reduzir a ingestão diária de colesterol. Por isso, essa interação é também um caminho para afastar a obesidade infantil e os problemas atrelados a ela.

2- Ensina cooperação Fazer a lista de compras e encontrar os produtos no supermercado ajuda as crianças a criar o hábito de cooperar com as tarefas de casa e trabalhar em equipe. Decidam juntos quais ingredientes melhoram o sabor dos alimentos, compartilhe os seus gostos culinários e deixe que o seu filho descubra os dele também. Dessa forma, as crianças ficarão mais animadas para comer o prato que prepararam!

3- Cria responsabilidade Cozinhar pode ensinar o seu filho a ter mais responsabilidade, já que ele cumprirá funções importantes no preparo da refeição, como medir e separar os ingredientes. Além disso, saberá que você tem confiança nele. Mas não se esqueça da segurança! Esse é um ótimo momento para ensinar sobre as regras e os perigos da cozinha, como tomar cuidado com panelas quentes e itens cortantes.

4- Incentiva o aprendizado Mostre que a cozinha pode ser divertida e proveitosa, mesmo com receitas simples. Durante o preparo, você pode explicar conceitos matemáticos, como frações, estimular a leitura de rótulos e instruções como forma de praticar a leitura e expandir o vocabulário, e ainda ensinar sobre os benefícios de cada alimento. Preparar comidas típicas e conversar sobre a cultura de outras regiões do Brasil ou de outros países também torna a vivência na cozinha mais divertida e enriquecedora!

5- Cria lembranças familiares Preparar uma refeição em família é um grande exercício para desenvolver a paciência, já que será um momento de aprendizado e muita bagunça! Por fim, esses momentos são importantes para a criação de memórias afetivas e de tradições gastronômicas que podem até ser passadas de geração a geração. Na culinária, há tanto o desenvolvimento afetivo quanto prático: enquanto a coordenação motora é trabalhada, a concentração, a memória e o raciocínio são treinados para seguir as receitas e chegar ao resultado desejado. Além disso, pais e filhos passam mais momentos juntos!


As descobertas na cozinha proporcionarão momentos prazerosos e também de muito conhecimento para as crianças. Que tal pensar na receita que vocês farão juntos no próximo fim de semana?



Se você gostou desse post, conta para a gente nos comentários e compartilhe com seus amigos e familiares!

15 visualizações0 comentário
bottom of page