top of page

Pamonha: clássico das festas Juninas

A pamonha é um prato tradicional das festas juninas. Ela é feita com massa de milho verde triturado, que é temperada com sal e açúcar (no caso da versão doce) ou sal e pimenta (no caso da versão salgada).



A massa é então envolvida em folhas de palha de milho, amarrada e cozida. O resultado é um bolo macio e saboroso, perfeito para saborear durante as festividades juninas.


A pamonha pode ser consumida quente ou fria e é uma verdadeira delícia!


Tempo de Preparo: 60-90 minutos


Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde

  • 1 xícara de açúcar (para versão doce) ou sal a gosto (para versão salgada)

  • 1/2 xícara de leite

  • Palhas de milho (limpas e secas) para embrulhar

Modo de Preparo

  1. Descasque as espigas de milho e retire os grãos com auxílio de uma faca. Reserve as palhas de milho para embrulhar a pamonha.

  2. Lave bem os grãos de milho em água corrente para remover qualquer impureza.

  3. Em um liquidificador ou processador de alimentos, coloque os grãos de milho e adicione o leite. Bata bem até obter uma mistura homogênea.

  4. Em seguida, passe a mistura por uma peneira fina ou utilize um pano limpo para extrair o suco do milho. Descarte os resíduos sólidos e reserve o suco.

  5. Adicione o açúcar (ou sal, se for fazer a versão salgada) ao suco de milho e misture bem até dissolver completamente.

  6. Agora, pegue uma palha de milho e coloque uma porção da massa de milho no centro da palha, espalhando-a de maneira uniforme. Deixe espaço nas extremidades para poder fechar a pamonha.

  7. Dobre as laterais da palha sobre a massa de milho e dobre também as pontas superior e inferior, formando um pacote retangular. Amarre bem com um barbante ou um pedaço fino da própria palha para garantir que a pamonha fique bem fechada.

  8. Repita o processo até utilizar toda a massa de milho.

  9. Em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir as pamonhas. Quando a água começar a ferver, adicione as pamonhas cuidadosamente, evitando que se desfaçam.

  10. Reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até que as pamonhas estejam firmes e cozidas.

  11. Após o tempo de cozimento, retire as pamonhas da água quente e deixe esfriar um pouco antes de abrir e servir.

Agora você tem deliciosas pamonhas prontas para serem apreciadas! Lembre-se de que a versão doce pode ser servida com uma pitada de canela por cima, e a versão salgada combina muito bem com queijo coalho. Aproveite essa receita clássica das festas juninas!

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page