top of page

Frutas da estação: por que devo me preocupar em comprá-las?

Se você tem o hábito de comprar frutas para sua família, provavelmente já se deparou com a orientação de parentes, amigos e até mesmo nutricionistas, para optar por frutas da estação.


No entanto, se temos tantas opções disponíveis nos supermercados, por que devemos nos limitar a escolher somente aquelas que são produzidas em abundância em uma determinada época do ano?


Confira abaixo alguns motivos que comprovam por que optar por frutas da estação pode ser a melhor decisão para você.


Frutas da estação são mais saborosas


Frutas diferentes se desenvolvem em épocas diferentes do ano porque têm características específicas, que se adaptam ou não a determinadas situações climáticas. Alguns frutos, como por exemplo a uva e o kiwi, se adaptam bem a estações mais frias e com pouca incidência solar. Outros, como o abacaxi e a manga, são típicas frutas de verão, que precisam de sol e de uma temperatura mais quente para se desenvolver.


Quando optamos por comprar frutas de época, somos beneficiados por ter em mãos alternativas mais saborosas e aromáticas, tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos.


Frutas sazonais têm valor nutricional melhor


Não somente o sabor das frutas da estação é melhor que o das frutas produzidas fora de época: o valor nutricional desses alimentos também muda significativamente de acordo com o calendário.


Como algumas frutas se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidas fora de época.


Respeitar a sazonalidade das frutas ajuda a garantir uma alimentação segura

Para conseguir produzir determinados vegetais fora de sua época, os agricultores buscaram na ciência uma maneira de driblar os desafios de desenvolvimento enfrentados por frutas e vegetais.


Como um dos maiores desafios era o combate a pragas que poderiam acometer as plantações fora de época, o uso de agrotóxicos, pesticidas e outros compostos químicos que poderiam ajudar no desenvolvimento dos frutos era significativamente maior nessas situações.


Ao optar por consumir frutas da estação, você pode evitar ingerir um volume maior desses compostos, visto que os alimentos produzidos na época de sua safra não necessitam, teoricamente, desse suporte. Assim, você consegue garantir uma alimentação mais saudável e segura para toda a família.


Respeitar a sazonalidade é respeitar o meio ambiente

A produção de frutas e vegetais fora de sua época de safra, apesar de interessante para a indústria agrícola e também para oferecer maior variedade de produtos para o cliente, é extremamente prejudicial para o meio ambiente.


Essa atividade é mais agressiva para o solo em que a plantação se encontra, visto que ele deve passar por um preparo diferenciado a fim de se tornar apto para o desenvolvimento das frutas. Além disso, o uso de agrotóxicos e compostos químicos pode ser relativamente maior nessas situações, podendo contaminar não somente os alimentos, como os lençóis freáticos e o solo da região.


Optar por comprar frutas da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia, garantindo a sustentabilidade da produção e tornando-a mais segura para o planeta.


O benefício para o seu bolso é bastante significativo

Comer frutas da estação também significa beneficiar o seu bolso. Como a produção de frutas em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que o seu valor final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época.


Por isso, para quem quer usufruir de todos os benefícios e ainda fazer uma boa economia nas compras do mês, optar por frutas da época é uma excelente alternativa.

Nem todos os supermercados e feiras disponibilizam uma tabela de sazonalidade em sua seção de frutas e vegetais para auxiliar seus clientes a identificarem as frutas da estação, situação que torna essa prática mais difícil.


Para ter consigo um material informativo, fácil de carregar no bolso ou colocar na porta da geladeira, disponibilizamos uma tabela de sazonalidade ilustrativa e simples para você. Faça o download agora mesmo e encha seu carrinho com opções de alimentos da estação!


Depois de comprar, aproveite para aprender a armazená-las corretamente em casa!

10 visualizações0 comentário
bottom of page