top of page
  • Foto do escritorPatricia

Dicas de ouro para quem quer aprender a cozinhar

“Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial”, diz a frase popular da chef Sayonara Ciseski, que, ao falar sobre a ação de cozinhar, nos dá uma noção da importância que esse ato tem para alimentar nosso corpo e alma. Cada vez mais em voga, a arte de cozinhar em casa, seja para si mesmo, amigos ou familiares, é um prazer que conquista solteiros, casados, mulheres, homens e crianças, porém, para quem está começando, a tarefa de preparar a sua refeição pode ser um tanto quanto desafiadora.

Casal feliz cozinhando juntos
Olha a felicidade deles cozinhando juntos!

Algumas recomendações básicas, dicas de preparo, de utensílios e panelas podem ajudar os marinheiros de primeira viagem a preparar deliciosos pratos em casa em vez de optar pelo tradicional delivery, geralmente menos saudável e mais caro. Se você não sabe por onde começar a cozinhar, acompanhe as dicas a seguir e inspire-se a literalmente botar a mão na massa, desenvolvendo suas habilidades na cozinha.



Por que você deve aprender a cozinhar

Espetinho de frango
Espetinho de frango

Além de ser mais econômico, o ato de preparar sua própria comida é um carinho consigo mesmo e com a sua família ou amigos. Ao selecionar os ingredientes, temperos e executar uma receita você demonstra cuidado com o seu corpo e também com o seu bem-estar, além de evitar situações de necessidade na ausência de alguém que saiba cozinhar, por exemplo.


“O alimento é o único bem de consumo que vai fazer bem para o nosso corpo. Se tivermos controle do que estamos colocando para dentro, isso é uma das melhores coisas”, destaca José Barattino, chef executivo do Eataly São Paulo. “Quando cozinha em casa, a pessoa consegue ter esse controle de quais são os ingredientes e como tudo é preparado, o que é sensacional”, complementa.


Vale destacar, ainda, que o ato de cozinhar é encarado por diversas pessoas como uma terapia, já que relaxa, faz com que você se concentre nessa atividade e trabalha a sua disciplina. Ao finalizar um prato, a satisfação e o deleite de provar uma delícia feita por você não têm preço! Para quem tem crianças em casa, colocar a família toda para preparar uma refeição ou sobremesa bem gostosa promove o bem-estar e a integração entre todos, além de servir para já dar aos pequenos noções básicas de culinária.



Dicas de como aprender a cozinhar

A arte de cozinhar não é indecifrável, nem tampouco difícil, porém exige algumas medidas de organização e preparo para que tudo saia dentro do previsto. Confira, a seguir, o passo a passo para fazer bonito na cozinha da sua casa!



1. Leia a receita em detalhes e pré-aqueça o forno, se necessário

Entender todas as etapas de uma receita e o que fazer para preparar determinada refeição é essencial para garantir o sucesso do prato. Por isso, caso surjam dúvidas, é fundamental resolvê-las antes – seja pesquisando na internet ou perguntando a alguém mais experiente, por exemplo.


O pré-aquecimento do forno em receitas que precisam ser assadas também é crucial para render bons resultados, já que forno morno ou frio prejudica o crescimento de bolos, tortas, etc. “Você pode ver vídeos e aulas na internet para entender melhor como funciona a receita”, explica Barattino.



2. Confira se você tem tudo de que precisará

Ingredientes e utensílios não podem faltar no momento de preparar uma refeição. Por isso, certifique-se de que não se esqueceu de nada e tem tudo à mão. Verifique quantidades, medidas e eletrodomésticos necessários. Se, por exemplo, for fazer um bolo que precise de claras em neve, sem batedeira você não conseguirá. Algumas receitas pedem, ainda, peneira, vasilhas para mexer a receita e frigideiras, que devem estar presentes no momento de preparar o prato.



3. Lave bem as suas mãos e os alimentos

Antes de iniciar a receita, lave e pique tudo o que for necessário. Esse processo é de extrema importância, já que, a partir do momento em que você começar a cozinhar, é preciso ter tudo pronto para despejar na panela conforme as etapas forem avançando.


Cebola, alho e legumes picados em uma tábua devem estar devidamente organizados na sua bancada e, para isso, uma dica é investir em potinhos para separar todos os ingredientes. Uma das fases mais importantes no ato de cozinhar, o “mise en place”, como é chamado na linguagem gastronômica, evita imprevistos e aumenta as chances de sua refeição ficar deliciosa.



4. Organize a bancada para não se atrapalhar

Depois de picar, fatiar e cortar os ingredientes, deixe todos os potinhos necessários para a receita em um local que não atrapalhe as suas atividades. Muita coisa em cima da bancada aumenta as chances de acidentes e desperdícios e, por isso, a recomendação é já lavar e guardar o que não será mais utilizado – como a tábua de corte.



5. Não cozinhe com pressa

O ato de cozinhar deve ser algo tranquilo, gostoso e terapêutico. Por isso, evite fazer coisas correndo, de qualquer jeito. Além de aumentar a chance de se queimar, se cortar ou estragar a receita, você acaba transformando essa atividade prazerosa em algo estressante. “Cozinhar é uma distração, que pode virar um hobby. É o momento de cozinhar para a família, uma coisa muito generosa”, diz o chef José Barattino.



Truques para quem está começando na cozinha

“Antes de mais nada, a pessoa deve ter um conhecimento das bases de cozinha e saber fazer um bom caldo, o tempo de cozimento das coisas, métodos de cocção e formas de manipular o alimento”, diz Barattino, enfatizando que a melhor forma de aprender é fazendo. Por isso, não tenha medo de se arriscar nessa terra desconhecida que é a cozinha!



Arroz soltinho

O arroz bem soltinho é um desafio para algumas pessoas, mas você pode conseguir esse feito se apostar em grãos com aparência alongada no momento de comprar o arroz. Ao chegar em casa, a recomendação é não lavá-lo e ter em mente sempre a medida de duas xícaras de água para uma de arroz branco.


Antes de colocar o arroz na panela, refogue um pouco de cebola e alho picados, fritando o arroz no tempero com sal. Depois, coloque a água e tampe a panela. Mexa uma vez enquanto ele estiver cozinhando e, depois, passe o arroz para um refratário.



Ovo cozido perfeito

Ovo em forma de coração - dica para o valentine
Ovo em forma de coração - dica para o valentine

O ponto do ovo é outra coisa que merece atenção. O ideal, no momento de ferver os ovos, é colocá-los dentro de uma panela e cobri-los com água. Ferva em fogo médio e, assim que a água estiver fervendo mesmo, desligue o fogo, deixando os ovos na água por dez minutos. Feito isso, espere que eles esfriem, descasque e pronto! “O ideal é que a pessoa tente dominar as técnicas clássicas primeiro e depois tente mais coisas de que gosta”, explica o chef.

Feijão bem gostoso

Indispensável no prato de qualquer brasileiro, o feijão, que faz uma dobradinha de sucesso com o arroz, requer algumas técnicas para ficar bem gostoso e com caldo suculento. A primeira medida é escolher os feijões, lavá-los e depois deixá-los de molho por 30 minutos. Na sequência, em uma panela de pressão, coloque um litro e meio de água e despeje o feijão. Cozinhe por meia hora depois de a panela pegar pressão e desligue o fogo. Se, depois de abrir a panela, o feijão estiver molinho, está no ponto!


Em outra panela, corte cebola e alho em tamanhos pequenos, podendo adicionar bacon também. Frite tudo com azeite e coloque essa mistura na panela de pressão, temperando o feijão. Adicione sal a gosto.



O bife perfeito

Bife em fatias com sal grosso e temperos
Bife em fatias com sal grosso e temperos

O ideal, aqui, é já comprar o bife cortado em vez de fatiá-lo em casa. Se houver excesso de gordura, retire-a. Vale destacar que carnes como filé mignon e contrafilé não precisam ser amaciadas, mas as demais podem ser amaciadas com um martelinho próprio de cozinha. Na hora de temperar o bife, use sal e outro tempero a gosto – pode ser pimenta, por exemplo.


Depois de temperado, o bife pode ser frito no azeite, na manteiga ou no óleo. É fundamental não virar o bife com frequência, sendo ideal deixá-lo dourar de um lado e, depois que o sangue começar a subir, virá-lo.



O ponto do macarrão

O macarrão costuma ter dois pontos principais, que são mais molinho ou “al dente”. O ideal, aqui, é observar se a massa escolhida por você é de ovos ou sêmola e verificar na embalagem o tempo de cozimento. Se você quiser uma opção mais firme do macarrão, experimente a massa um minuto antes do tempo estipulado pelo fabricante. Vale destacar que, geralmente, massas de sêmola são mais duras que as de ovos.



Pratos fáceis de cozinhar

“Os pratos mais fáceis são os que você cozinha tudo junto. Risotos, cozidos e carne assada com legumes, tudo junto na mesma panela são ideais para quem está começando”, diz Barattino, destacando que nem sempre é impossível cozinhar com poucos ingredientes ou utensílios, já que é possível fazer adaptações. “Quanto menos coisas na cozinha, melhor”, completa o chef, que recomenda não ousar nas receitas iniciais.


Itens de cozinha imprescindíveis


“Fogão, faca grande, faca pequena e de legumes, uma boa tábua, frigideira antiaderente, uma caçarola e potinhos ou bacias são os itens essenciais em uma cozinha”, explica Barattino, que fala sobre a teoria de que “menos é mais” nesse ambiente. “Não temos um arsenal de facas ou de utensílios. É preciso ter apenas o essencial, de boa qualidade, e saber usar tudo”, completa.


Embora seja possível improvisar na cozinha e sempre haja espaço para invenções, alguns itens são fundamentais para quem deseja preparar refeições:


Panelas antiaderentes

Elas não são indispensáveis, mas ajudam muito quem está aprendendo a cozinhar, já que evitam que os alimentos grudem no fundo da panela. Para começar, o ideal é contar com uma panela maior e uma pequena, além de uma frigideira. Uma caneca para ferver água ou esquentar leite também é recomendada.


Colheres e concha

Elas podem ser de pau, de bambu, de plástico, de inox ou do material que mais te agradar. O recomendado é contar com um modelo maior, ideal para mexer o arroz e risotos, por exemplo, e outro menor para lidar com legumes, que pode ser uma espátula também. Uma concha para o feijão também facilita a tarefa de pegar o alimento.


Faca de legumes

Ela é menorzinha e bem afiada. Ideal para cortar, picar e fatiar legumes, essa faca deve estar presente na cozinha de quem está se aventurando na arte da culinária, pois facilita o momento de preparar os ingredientes e garante cortes mais precisos.


Copo medidor

Pode ser uma xícara medidora também. Esse utensílio vai te ajudar a dosar a quantidade certa de farinha, água, leite e óleo para garantir o sucesso das suas receitas. Há opções de plástico econômicas e muito eficientes.


Com vontade de aprender, materiais corretos e algumas experiências na cozinha, preparar suas refeições se transformará em uma das atividades mais gostosas e recompensadoras que você poderá fazer em casa. Experimente essa nova experiência e bon appétit!



Se você gostou dessas dicas, não esqueca de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos e familiares!

10 visualizações0 comentário
bottom of page