Cores diferentes das frutas trazem benefícios diferentes


As frutas já são velhas conhecidas dos que adoram uma alimentação saudável ou mesmo dos que precisam de dieta. Falar que elas são ótimas fontes de nutrientes não é novidade.


No entanto, um estudo de uma Universidade de São Paulo chegou à conclusão de que a cor de cada fruta pode trazer diferentes benefícios para o corpo humano.


“A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Ligia Lopes.

De acordo com a Assessoria da Universidade, o ideal é combinar frutas de várias cores para criar uma dieta colorida, o que traz maior saciedade ao corpo e ajuda a controlar excessos: “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.


Confira a lista de cinco cores com variedades de frutas, suas funções e benefícios, por meio das cores:


1) Frutas brancas: banana, atemoia, fruta do conde, melão

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.


2) Frutas vermelhas: morango, amora, tomate, melancia, cereja.

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele. O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.


3) Frutas laranjas e amarelas: laranja, melão amarelo, mamão, manga, pêssego

Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico.

Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.


4) Frutas verdes: kiwi, maçã verde, uva verde

Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana


5) Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa

Contém antocianina - um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo