top of page
  • Foto do escritorPatricia

Caqui engorda ou emagrece?

Frutas laranja, levemente doces e que parecem tomates. O caqui é nutritivo, contém fibras e várias vitaminas e minerais. Com a exceção das sementes, a fruta inteira é comestível.




Entretanto, ela só deve ser comida quando está madura, quando desenvolveu uma consistência parecida com a da gelatina.


Contém relativamente poucas calorias, mas é rica em nutrientes essenciais, o que faz dela uma adição útil a uma dieta balanceada que foi feita para queimar gordura de peso e um aumento nos níveis de energia. Mas será que o caqui engorda?


Informação Nutricional

Em um caqui médio ou em 100 gramas

Calorias – 71 kcal

Fibras – 6,5 g

Cálcio – 18 mg

Vitamina C – 29,6 mg

Potássio – 164 mg

Fósforo – 18 mg

Carboidrato – 19,3 g


Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco)


Isso é 24 por cento da quantidade diária de 25 gramas de fibras por dia para pessoas que seguem uma dieta de 2000 calorias, fazendo do caqui uma excelente finte desse nutriente essencial.


Comer bastante fibras ajuda a diminuir seu risco de condições cardíacas, incluindo diverticulose, doença cardíaca, colesterol alto, prisão de ventre e diabetes. Fibras também são muito saciantes, impedindo que você coma demais.

Satisfatória

Caquis são ricos em fibras, o que pode te ajudar a se sentir cheia, diminuindo o desejo de fazer lanches entre as refeições. Lembre-se que para prevenir inchaço excessivo,você deve introduzir fibras à sua dieta de maneira gradativa, dando ao seu corpo tempo para se adaptar. Ela absorve água, então você também deve beber bastante água para ajudar a fibra a se mover no seu trato digestivo.


Caqui e Perda de Peso

Aqui está a principal razão de por que as pessoas usam o caqui em suas dietas:

Fonte de fibras: Apenas um caqui contém 6 gramas de fibras, o que já é cerca de um quarto do seu valor diário recomendado. A fibra é diferida lentamente, então ela te mantém cheia por mais tempo.


Cura das vontades de comer: A fibra no caqui, chamada de pectina, é responsável por outra coisa que controla o apetite: a pectina ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue para evitar que haja picos, o que pode evitar vontades de comer devido à queda do açúcar.


Barriga seca: O caqui é conhecido por suas propriedades digestivas, então comer a fruta pode te ajudar a se sentir menos inchada ou constipada.


Vitaminas

O caqui é uma excelente fonte de vitamina A, com cada fruta oferecendo 2733 IU, ou 55 por cento do valor diário dessa vitamina essencial para uma boa visão, função imune e divisão celular. Cada fruta também contém 12,6 miligramas de vitamina C, ou 21 por cento do valor diário; 0,17 miligramas de vitamina B6, ou 8 por cento do valor diário; e quantidades menores de ácido fólico e vitaminas E e K.


Minerais

Enquanto não é uma fonte importante de minerais essenciais, cada caqui contém 270 miligramas de potássio, ou 8 por cento do valor diário, assim como quantidades menores de ferro, fósforo, cálcio e magnésio. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial e está envolvido na digestão e nas funções do coração, nervos e músculos.


Benefícios Potenciais

Além de ser nutritivo, comer caqui pode ter alguns benefícios para sua saúde. Uma pesquisa preliminar publicada na “Advances in Horticultural Science” em 2008 indica que comer caqui pode ajudar a limitar o endurecimento das artérias.


O consumo de caqui também pode diminuir seu risco de câncer, doença cardíaca, hipertensão e diabetes devido à grande quantidade de antioxidantes e tanino na fruta, e variedades adstringentes fazem mais efeito que as não adstringentes, de acordo com outro artigo publicado na mesma revista. Os autores do estudo também apontam que o caqui parece limitar os sintomas da ressaca ao desacelerar a absorção e o metabolismo do álcool.


Caqui Engorda ou Emagrece?

Você certamente não vai engordar porque comeu um caqui. A grande questão é que por ser doce e muito saboroso muitas pessoas acabam comendo várias unidades de caqui em um dia. E isso pode contribuir para um ganho de peso.


Em outras palavras, o caqui engorda apenas em excesso. Mas se comido em moderação o caqui até ajuda a perder peso rápido. Poucas frutas tem tanta fibra quanto o caqui e por isso em grande parte o que se imaginaria de ruim dos carboidratos presentes nele acaba sendo compensado com tantas fibras. O caqui então é uma ótima forma de adicionar fruta a sua dieta.


Alertas

Embora o caqui seja cheio de bons nutrientes, comer demais pode ser prejudicial à sua saúde. O caqui contém um composto chamado shibuol. Esse composto pode reagir com o ácido no seu estômago e criar outro composto conhecido como bezoar.


Se você comer muitos caquis, o bezoar criado no seu estômago pode eventualmente levar a um bloqueio intestinal. Em algumas situações graves, pessoas que comeram muitos caquis precisaram de cirurgia para remover as obstruções. Coma caquis apenas de estômago cheio para evitar esse problema.



Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares.

90 visualizações0 comentário
bottom of page