top of page
  • Foto do escritorPatricia

Avocado: origem do superalimento que é tendência!

Cada vez mais falado na internet e indicado por nutricionistas, o avocado tem se tornado uma super tendência de alimentação. Mas afinal, você sabe o que é avocado? No Brasil, ainda existe uma certa confusão em relação à fruta.


Mas então, o que é avocado?

O avocado é uma das muitas variedades existentes de abacate. Mais especificamente, “avocado” é o nome dado ao tipo Hass de abacate. O Hass surgiu na Califórnia e a maneira mais fácil de distingui-lo dos outros tipos é por sua aparência peculiar:

  • Sua casca possui uma textura menos lisa do que os demais abacates

  • O avocado é menor do que as outras variedades de abacate

  • Sua polpa é mais aveludada, com maior concentração de nutrientes

Os benefícios que o consumo de avocado podem trazer para a saúde são inúmeros. Com mais de 20 nutrientes e vitaminas, a fruta é um aliado fortíssimo para a saúde e a estética. Graças à sensação de saciedade que ele promove e à sua alta concentração de gorduras monoinsaturadas, o avocado é recomendado em dietas para perda de peso. Esse tipo de gordura é considerado como uma “gordura boa”, justamente por ser facilmente transformada em energia durante a prática de exercícios.


O avocado também possui 18 aminoácidos essenciais e antioxidantes, que auxiliam no combate de inflamações, processos de envelhecimento e degenerações. Também são incríveis para quem precisa fortalecer o sistema imunológico por causa da grande quantidade de vitaminas do complexo B na fruta.


Como manusear o avocado?

Avocados são frutas muito fáceis de manusear e podem ser utilizadas de diversas maneiras. Existem vários jeitos para descascar o avocado, mas em todos eles o primeiro passo é: cortar o avocado ao meio na vertical, torcer as metade para separá-las e retirar o caroço com cuidado com a ajuda de uma faca. Depois disso, você escolhe a melhor forma de retirar a polpa! Com uma colher, cortando em cubinhos, descascando com as mãos, ou cortando em tiras.

O processo de amadurecimento do avocado é bastante conhecido por ser demorado. Entretanto, depois de maduro, a fruta deve ser consumida rapidamente porque pode ficar passada em poucos dias. Como ter mais controle disso? Existem maneiras de acelerar o processo de amadurecimento e aumentar a conservação do seu avocado:

  • Para fazer com que o seu avocado amadureça mais rápido: Coloque a fruta junto com uma banana em um saco plástico ou de papel pardo (de pão), feche bem e deixe descansar durante a noite. No dia seguinte ele já estará perfeito para o consumo!

  • Para conservar seu avocado por mais tempo, retire o caroço e descasque. Em seguida, amace a polpa ou corte em cubinhos e acrescente limão. Mantenha a polpa em um pote ou saquinho zip lock bem fechado na geladeira ou congelador.

Agora que você sabe o que é avocado, como inseri-lo na alimentação?

O avocado está presente em muitos outros pratos além do clássico guacamole, ou de pratos doces no café da manhã. Ele pode ser frito, assado, amassado, em cubinhos, em fatias, ou batido em muitos tipos de receitas! Por ser uma fruta muito versátil, é possível inserir o avocado na dieta em qualquer refeição e garantir o sabor, textura e nutrição na alimentação.

23 visualizações0 comentário
bottom of page