As 10 frutas mais consumidas no Brasil: confira a lista das preferidas

Atualizado: 31 de jul.

Você sabe quais são as frutas mais consumidas no Brasil? Nesse sentido, o país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e, anualmente, são produzidas mais de 40 milhões de toneladas de frutas, com quase a totalidade direcionada ao mercado interno.


Além disso, a fruticultura representa 6 milhões de empregos diretos, ou 27% dos empregos gerados pela produção agrícola nacional, ocupando uma área de apenas 2,4 milhões hectares.


O resultado disso, portanto, é uma enorme diversidade de frutos que saem do solo brasileiro e chega sua mesa. Mas será que nós aproveitamos toda essa biodiversidade?

Consumo de frutas no Brasil

Segundo a análise do consumo alimentar pessoal no Brasil – POF 2017-2018, o consumo de frutas no Brasil tem diminuído em todas as classes e faixa etária. O impacto dessa redução reflete em uma baixa ingestão de importantes nutrientes para a saúde das pessoas.


Por isso é importante a inclusão de frutas em nossa dieta. Por isso, abaixo você conhece 20 opções de frutas produzidas por agricultores brasileiros. Dessas, você sabe quais são as 10 frutas mais consumidas no Brasil?



Dessa forma, para saber quais são as frutas mais consumidas no Brasil os entrevistados do POF 2017-2018 foram perguntados sobre quais alimentos ingeriram no dia anterior. Nesse caso, a fruta mais vezes mencionada foi a banana. Depois, ela foi seguida por: maçã, laranja, mamão, manga, açaí, melancia, tangerina, abacaxi e uva.


Aliás, você sabia que dessas dez frutas mais consumidas no Brasil apenas o abacaxi e o açaí são nativos do nosso país?

Mas, o mais importante é que essas frutas são fonte de diferentes nutrientes e ao consumi-las (pelo menos 100 g), os brasileiros estão absorvendo energia, fibras, carboidratos. Elas também fornecem Vitamina C (abacaxi, laranja, tangerina, manga, mamão e açaí), Vitamina A (mamão, manga, laranja e melancia), Potássio (banana, manga e uva), cálcio (mamão), lipídios e ácidos graxos (açaí).

As frutas são um tipo de hortaliça

Pode parecer estranho, mas as frutas também podem ser chamadas de hortaliças. De fato, o termo “fruta” não existe dentro da botânica e o que chamamos de frutas são aquelas hortaliças-fruto ou frutos de sabor adocicado.


Com isso, podemos dizer que as frutas são legumes adocicados ou cítricos e que frequentemente fazem parte do nosso café da manhã e café da tarde. Isso mostra como as hortaliças podem e devem estar presentes em todos os momentos do nosso dia a dia, basta querermos.


E aí, quantas hortaliças você já consumiu hoje?

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo