top of page
  • Foto do escritorPatricia

Aprenda a fazer picolé caseiro de iogurte e morango



O picolé caseiro de iogurte e morango está na lista dos favoritos aqui de casa durante o verão.

O preparo não poderia ser mais simples, só bater no liquidificador o iogurte cremoso, o leite, o açúcar e ¾ dos morangos até obter um creme homogêneo. E então misturar o restante dos morangos picadinhos.


Em seguida, como acontece com todo picolé colocar nas forminhas, vendidas até nessas lojas que eram de R$ 1,99, hoje são de pelo menos R$ 10,00, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Mas se não tiver um ou dois conjuntos de forminhas, basta improvisar com fôrmas de gelo.


Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por 1h, ou até começar a firmar. Então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas 3h. Depois desenforme e sirva. Em forminhas de picolé, o creme leva umas seis horas pra firmar.


Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas. No freezer, o picolé caseiro de iogurte e morango ficam perfeitos por 1 semana.

A receita funciona bem com iogurte e leite sem lactose, mas vale investir num daqueles gregos ultra cremosos, pois eles fazem a diferença. Se o iogurte já for adoçado, não coloque o açúcar no liquidificador. Bata, experimente e depois ajuste a doçura, pois as frutas variam e considere sempre que, depois de congelar, tudo fica menos doce.



INGREDIENTES

  • 200 g de morangos maduros e limpos

  • 200 g de iogurte grego (pode ser sem lactose)

  • ½ xícara de leite (pode ser sem lactose)

  • 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)

PREPARO

Bata no liquidificador 150 g de morango, o iogurte grego, o leite e o açúcar até obter um creme homogêneo. Experimente o creme batido, pois as frutas variam demais em doçura e considere sempre que, depois de congelar, tudo fica menos doce.

Pique o restante do morango em cubinhos miúdos e junte ao creme.

Preencha 6 forminhas pra picolé e leve ao freezer por pelo menos 6h, ou até por uma semana.

Se for usar fôrmas de gelo, preencha as cavidades com o creme (normalmente a receita rende uns 24 cubos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete um palito ou uma colher pequena no centro e volte pro freezer por mais umas 3h, então desenforme e sirva.


Gostou dessa receita? Não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais!!

35 visualizações0 comentário
bottom of page