top of page
  • Foto do escritorPatricia

Alimentos que ajudam a emagrecer



Termogênicos

Os termogênicos são bem comuns entre as pessoas que praticam musculação, mas são usados em cápsulas. Existem alimentos que conseguem fazer esse trabalho da mesma forma se consumidos frequentemente e na dose certa. Eles não são nem tão difíceis de achar e estão ao nosso alcance. Veja abaixo os mais comuns:

  • Pimenta vermelha: rica em capsaicina. Essa substância de nome estranho ajuda o organismo a quebrar gordura de forma mais rápida. Ingerindo apenas 3 gr por dia é possível aumentar o metabolismo em até 20%.

  • Chá verde: esse chá ajuda o organismo a utilizar a gordura corporal em fonte e energia primária no lugar do carboidrato. Para obter os seus efeitos são necessárias, pelo menos, 5 xícaras por dia.

  • Canela: aumenta o metabolismo basal.

  • Gengibre: aumenta o metabolismo em até 10%.

  • Chá de hibisco: aumenta a temperatura do corpo durante a digestão, aumentando consequentemente, o metabolismo.

  • Alimentos com ômega 3 (peixes em geral): reduz a retenção de líquidos e aumenta o metabolismo.

  • Água gelada: o corpo precisa gastar energia para voltar a temperatura normal e assim acaba consumindo mais.

Carboidratos complexos

Se você ainda não ouviu falar deles, com certeza, vai ouvir. Eles são, nada mais, do que o carboidrato de todo dia como o pão branco do café da manhã no qual é adicionado fibra. As fibras possuem um papel muito importante na alimentação daqueles que querem perder peso. Elas dão a sensação de saciedade por mais tempo e assim, você não sente fome frequentemente.

A grande sacada de ingerir carboidratos complexos está relacionada com o pico de insulina no organismo. Quando ingerimos carboidratos simples o nível de insulina aumenta muito, formando um pico. O problema disso? Quando há mais açúcar do que o corpo consegue metabolizar, ele se transforma em moléculas de gordura e assim são armazenadas nas células adiposas. Quando consumimos carboidratos complexos o pico de insulina não se forma e assim, o açúcar não é transformado em gordura.

Como incluir esses alimentos na dieta

Mudar a alimentação e passar a consumir as refeições de forma mais saudável pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível. Por exemplo, passe a comer alimentos integrais no dia a dia como pão e arroz integral. Tente substituir as sobremesas ou os lanches entre as refeições por frutas. Na hora do almoço, substitua a farinha comum por farelo de aveia e aproveite para colocar alguns fios de azeite na salada. Ela faz parte do grupo das gorduras boas e ajudam a eliminar pare da gordura que fica aderida à parede dos vasos formando placas de ateroma.


Incorporar algumas ou todas essas opções no plano alimentar diário pode ser uma rota eficaz ao embarcar em uma jornada saudável para alcançar os objetivos de saúde desejados – incluindo composição corporal ideal e perda de peso natural!

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page