top of page
  • Foto do escritorPatricia

6 Receitas de água saborizada para fazer em casa

A água saborizada é uma ótima opção para quem tem dificuldade em beber água durante o dia, mas também pode ser usada por pessoas que não conseguem deixar os refrigerantes ou sucos industrializados, sendo uma opção mais saudável.

Este tipo de água também pode ser conhecido como água aromatizada e, geralmente, é feita com frutas, como o coco, limão, morango ou laranja para dar mais sabor e benefícios à água. Ao contrário dos sucos industrializados, estas águas possuem poucas calorias, não contêm açúcar adicionado e são refrescantes, sendo também ideais para quem está fazendo uma dieta de emagrecimento.

Algumas receitas simples para em casa são:


1. Água com limão e pepino

Esta água ajuda a desintoxicar o organismo, diminui a retenção de líquidos e ajuda a limpar o paladar, o que acaba também reduzindo a vontade de comer alimentos doces, favorecendo a perda de peso. Além disso, esta água é rica em minerais como potássio e magnésio, além de antioxidantes, que estão presentes no pepino.

Ingredientes

  • 1 limão;

  • 4 rodelas de pepino;

  • 1 litro água.

Modo de preparo

Cortar o limão em rodelas e colocar em um jarro com a água e as rodelas de pepino, e ir bebendo durante o dia.


2. Água de coco


A água de coco é a solução ideal para os dias mais quentes pois, além de ser muito refrescante, repõe os minerais que são perdidos através do suor durante o dia. Possui ainda outros benefícios como melhorar a qualidade da pele e do cabelo, assim como melhorar a digestão, ter ação antioxidantes, ajudar a regular a pressão arterial, estimular o funcionamento intestinal e combater as cãibras.

Todos estes benefícios e devem À presença de potássio, sódio, magnésio, vitamina C, cálcio e fósforo. O ideal é que se beba cerca de 3 copos de água de coco por dia.


3. Água de hibisco

O chá de hibisco é outra forma muito simples de preparar uma água aromatizada. Esta planta ajuda na perda de peso e aumenta a queima de gordura, devido à sua rica composição em antocianinas, compostos fenólicos e flavonoides, sendo ideal para quem precisa emagrecer.


Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de flores de hibisco;

  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Para fazer o chá de hibisco e manter todas as propriedades da planta é importante verter a água fervente sobre as flores e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, deve-se coar e beber várias vezes ao longo do dia. Uma boa opção para os dias de calor é colocar o chá na geladeira e beber gelado.


4. Água de tamarindo

O tamarindo é uma fruta rica em ácido málico e ácido tartárico que ajudam a estimular as glândulas salivares. Além disso, é rico em cálcio, potássio e magnésio, pelo que pode ajudar a proteger contra doenças do coração e até osteoporose. Também é uma excelente opção para ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, anemia e melhorar casos de obstipação.

Ingredientes

  • 5 vagens de tamarindo;

  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água e as vagens de tamarindo para ferver em 1 panela por 10 minutos. Depois, coar e deixar esfriar na geladeira.


5. Água de maçã com canela

A canela possui diversas propriedades que ajudam a melhorar problemas do sistema digestivo, diminuir o apetite e melhorar a sensação de cansaço. Além disso, quando associada ao limão e à maçã, produz um efeito desintoxicante do organismo e acelerador do metabolismo, que ajudam na perda de peso.

Ingredientes

  • 1 pau de canela;

  • 1 maçã en rodelas;

  • ½ limão;

  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água em um jarro e adicionar a canela e a maçã. Deixar repousar por 10 minutos, colocar na geladeira para esfriar e beber ao longo do dia, adicionando o limão antes de beber.


6. Limonada de morango com hortelã

Esta bebida é muito refrescante e possui diversas propriedades que ajudam a melhorar a saúde, devido à rica composição dos morangos em vitamina e minerais que ajudam a controlar a pressão arterial, aliviar a artrite e tratar a prisão de ventre, além de possuir ação diurética e anticancerígena.

A menta é ainda estimulante e ajuda a tratar alguns problemas gastrointestinais, como má digestão ou excesso de gases, por exemplo.

Ingredientes

  • 10 folhas de hortelã;

  • 1 taça de morangos cortados em pedaços;

  • 1 limão;

  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Juntar as folhas de hortelã, os morangos e a água em um jarro e depois espremer o limão para o seu interior. Misturar bem e colocar na geladeira.



Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhar com os amigos e seus familiares!

312 visualizações0 comentário
bottom of page