6 Diferentes tipos de massas para você conhecer e fazer em casa!


Hoje em dia encontramos nas lojas os mais diferentes tipos de massas secas: curtas, compridas, enroladas e até as que podem ser recheadas.



Sua especialidade é massa, adora receber os amigos e fazer uma massa, chamar alguém pra jantar, fazer uma massa, massa é sua vida.


E mesmo que não seja, o fato é que a massa está totalmente incorporada ao nosso hábito alimentar, em todas as faixas etárias e estratificações sociais, sem rejeição de consumo.


Acho que nunca conheci alguém que não gostasse de macarrão, isso é bem difícil, diante de tantas possibilidades de receitas, tipos e combinações.


Quando falamos em macarrão, pensamos em diversos tipos de massa e associamos aos italianos. No entanto, sua origem é chinesa, mas os italianos aperfeiçoaram as massas alimentícias e criaram diversos tipos, divididos em categorias e subcategorias.


Tipos de massa

As massas preparadas na Itália podem ser classificadas, de acordo com a forma, nas seguintes categorias:


Tipos de Massas Longas

  • Seção redonda: como spaghetti e vermicelli.

  • Seção perfurada: como bucatini e ziti.

  • Seção retangular: como trenette e linguine.

  • Seções largas: como lasanha e reginette.

Massas com forma de ninho ou bobina


  • De grande espessura: como pappardelle.

  • De espessura reduzida: como capellini, tagliolini e fettuccine.

Massas curtas

  • Maiores: como rigatoni, sedani, fusilli, penne, tortiglioni, farfalle e garganelli.

  • Menores: como pipe, conchiglie, ditali e orecchiette.

Massas pequenas (específicas para uso em sopas):


  • Como quadrucci, stelline e ditalini.

Tipos de Massas Recheadas

  • tortellini

  • ravioli

  • agnolotti

  • canelone.

Sendo assim, seria bacana você conhecer algumas delas e saber que cada formato é específico para determinado tipo de prato.

Guarde essa dica. Vale até imprimir e colocar na porta da geladeira.


Tipos de Massas Curtas


São indicadas para pratos menores e mais leves, em geral servidos a noite.


Massas longas

São indicadas para o almoço.


Spaghetti e linguini

Este tipo de massa, sendo de fio longo e al dente, combina bem com molhos líquidos ou ligeiramente mais espessos. Molho bolonhesa, pesto, bechamel, molho de alho, ervas frescas, legumes e frutos do mar combinam bem com estes tipos de massas.


Espaguete e linguini também são às vezes usados na preparação de yakisoba, combinando perfeitamente com o molho shoyu.


Tagliatelle, papardelle e fettuccine

São mais planos e espessos e podem ser servidos com muitos tipos de molhos, como por exemplo: ragus (frango, cordeiro, frutos do mar, cogumelos ou bolonhesa). Eles também podem ser vestidos com carbonara e Alfredo.


Gnocchi

Esta é uma massa de tamanho pequeno a médio, de textura suave e macia. Por este motivo, combina bem com molhos de sabor mais intenso, como ragus, bechamel e molho de tomate.


O bechamel é uma ótima escolha, especialmente quando se mistura sabores fortes, como queijo gorgonzola e cogumelos.


Fusili, rigatoni, macarrão, penne e farfale

Essas massas têm em comum curvas e furos que absorvem melhor o sabor dos molhos. De estrutura variável e tamanho médio a pequeno, estas cinco massas combinam muito bem com a maioria dos molhos.


Entretanto, guisados, feitos com carne e vegetais, e molhos cremosos à base de queijo, tais como sugo, alho e óleo e bechamel, são os mais indicados.


Capeletti, conchiglione e ravioli

São massas recheadas, que são uma ótima opção para servir em sopas, gratinadas, com saladas ou com molho. Para vesti-las, molho de tomate, molho bechamel, bolonhesa, manteiga e opções à base de ervas harmonizam muito bem com estes tipos de massas.


Lasanha

Os molhos utilizados para acompanhar a lasanha podem variar de acordo com o recheio escolhido. Os recheios suaves combinam bem com molhos fortes, como o ragus, por exemplo. Para os recheios de sabor intenso, pode-se optar por bechamel ou molho de tomate, que são mais suaves.


Cabelos de anjo ou cappellini

É a massa ideal para sopas ou gratinado, pois é fina e macia. Os molhos que a acompanham podem variar de acordo com os ingredientes utilizados para preparar a receita.


Entretanto, os molhos à base de ervas e tomate são ótimas combinações. Além disso, esta massa também pode ser deliciosa servida em manteiga com ervas ou alho e óleo.


Escolha o molho de sua preferência e saboreie!!!!!



Gostou? Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos e familiares!



3 visualizações0 comentário