top of page
  • Foto do escritorPatricia

6 Curiosidades sobre a Pimenta


A pimenta é um tempero que se destaca pela ardência e pelo sabor peculiar. Há quem goste e quem não goste, mas independente disso o consumo de pimenta já é habito pelo mundo todo. É o segundo tempero mais consumido, só perdendo para o sal. Confira outras curiosidades sobre esta iguaria que caiu no gosto popular:


1. A responsável pela ardência não é a semente

Muitos acreditam que a ardência da pimenta é causada pela semente, mas na realidade a suA planta utiliza essa substância contra bactérias e fungos que se alimentam dela.


Acontece que a semente é a parte da planta que mais absorve essa substância, por isso, a ardência se concentra nela.


2. Sua origem ainda é um mistério

Até hoje existem discussões sobre a origem da pimenta. Enquanto alguns estudiosos acreditam que essa planta veio do México, alguns dizem que sua origem é a China, e outros ainda afirmam que a Índia é a terra da pimenta.


As datas também se confundem: é possível encontrar registros históricos que afirmam que a planta foi encontrada em épocas diferentes. A mais aceita, no entanto, é a versão que diz que as primeiras evidências de cultivo da pimenta

datam de 7500 a.C. em terras mexicanas.


3. Existe uma escala que mede a ardência da pimenta

Um químico norte-americano chamado Wilbur Scoville criou uma escala que define a intensidade das pimentas que varia de 0 a 15 milhões. O problema é que, como essa escala é baseada nas sensações, que são bem relativas, alguns estudiosos consideram essa métrica a maior balela.


4. A água não ajuda a diminuir o ardor

Se você não está acostumado com pimentas muito ardidas, saiba desde já: a água não faz diminuir a sensação de ardor e irritação nos olhos! Isso porque a capsaicina não é solúvel em água.


Já o iogurte e o leite são alimentos capazes de acabar com essa sensação terrível de queimação. Ambos possuem a caseína, uma proteína que absorve a capsaicina


5. Existem muitas espécies de pimenta, mas nem todas podem ser consumidas

Já foram catalogadas cerca de 27 gêneros diferentes de pimentas. No entanto, desse número, somente 5 já foram “domesticadas”, ou seja, podem ser consumidas sem fazer mal.

São elas: Pimentão — Capsicum annuum var. annuum; Tepin — Capsicum pubescens; Tabasco — Capsicum frutescens; Dedo-de-moça — Capsicum baccatum var. pendulum; Habanero — Capsicum chinense


6. Além de saborosas, as pimentas são muito nutritivas

Incluir a pimenta na dieta ajuda a trazer não somente mais sabor para a sua mesa, mas mais saúde ao seu corpo também. Isso porque a pimenta é um ótimo antioxidante e é rica em nutrientes, como potássio, ferro, magnésio e contém vitaminas A, B e C.


Se achou interessante estas curiosidades, confira também nossos outros posts e nao se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares!

158 visualizações0 comentário
bottom of page