top of page
  • Foto do escritorPatricia

5 dicas para planejar sua viagem perfeita!



Dizem que os brasileiros adoram viajar, mas quem não gosta? Sair da rotina e explorar o mundo transforma a gente como nenhuma outra experiência. Se você souber como planejar uma viagem, é possível colocar seus sonhos dentro de qualquer orçamento.

Se a fantasia de hotéis 5 estrelas e cruzeiros transatlânticos não cabe no seu bolso, não deixe que isso impeça você de aproveitar um dos maiores prazeres da vida. A viagem perfeita é aquela que faz com que você volte para casa se sentindo uma pessoa melhor.


Você pode descobrir lugares incríveis do outro lado do oceano ou a poucos quilômetros da sua cidade. O que importa é abrir os olhos e o coração, preparar-se para a aventura e fazer as malas!

A seguir, preparamos 5 dicas para você começar a planejar sua viagem perfeita agora!


1. Defina a data

Antes de mais nada, defina a data. Você precisa priorizar seus objetivos para concretizá-los. Seja realista quanto ao número de dias que poderá se ausentar e quanto tempo você precisará para planejar tudo.

Considere o tempo de deslocamento até seu destino e se vai precisar de alguns dias para se reorganizar antes de retomar o trabalho quando voltar.


2. Defina o roteiro

Para onde você gostaria de ir? Você quer conhecer algo novo ou prefere revisitar um lugar que adora? Seu destino dos sonhos pode ser tranquilo, agitado, exótico, pitoresco. Uma cidadezinha do interior ou uma grande metrópole. Sua viagem, suas escolhas.

Se você dispuser de um pouco mais tempo, pode visitar mais de um lugar. Escolha destinos próximos uns dos outros, com fácil acesso entre eles e trace um itinerário.



3. Programe-se financeiramente

Nessa hora, vale por o pé no chão e se programar com cuidado. Coloque no papel o valor de tudo que vai gastar:

  • passagens;

  • hospedagem;

  • alimentação;

  • transporte;

  • passeios;

  • shows;

  • lazer;

  • compras.

Não deixe de prever uma folga para uma eventual emergência. Calcule o tempo que você tem até a data de partida e quanto desse montante você consegue levantar antes disso.

Claro, o ideal é partir com todo valor necessário em mãos. Se não for possível, mantenha um controle firme de gastos para não extrapolar o orçamento programado.



4. Compre as passagens

Com data marcada, roteiro e orçamento definido, é hora de partir para a ação. O próximo passo vai depender de quais formas você dispõe para chegar ao seu destino: carro, ônibus ou avião.

Entre carro e ônibus, você precisa avaliar o custo-benefício de cada alternativa. Os fatores a serem considerados na escolha são:

  • número de passageiros;

  • distância a ser percorrida pelo motorista;

  • comodidade de alugar um carro no local.

Caso você decida ir de avião, a regra básica é comprar as passagens com o máximo de antecedência. Se sua agenda for flexível, procure optar por viajar durante a semana, pois os preços costumam ser vantajosos.



5. Reserve a hospedagem

Estude seu destino, os pontos que quer conhecer e escolha a região mais conveniente para ficar. Vale a pena ficar atento às promoções que surgem e às diferentes cotações de diárias, dependendo do site de reserva.


Visite o site do próprio hotel e entre em contato para tirar todas as suas dúvidas. Pergunte sobre passeios disponíveis, qual a melhor tarifa para seu período de interesse e o que está incluído na diária.


Tire os seus planos do papel e coloque o turismo na sua rotina. Quanto mais você viajar, mais vai saber como planejar uma viagem segura e divertida.

Você anda planejando um roteiro dos sonhos? Deixe sua opinião e conte para nós o que não pode faltar em uma viagem perfeita!


Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de curtir e comentar!

19 visualizações0 comentário
bottom of page