top of page
  • Foto do escritorPatricia

17 benefícios do avocado para você!

Atualizado: 27 de mai. de 2022

Neste post trazemos alguns dos vários benefícios do avocado para a sua saúde!


Antigo vilão da alimentação, o avocado hoje é tido como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do avocado vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos. Leia também: O poder do abacate para o corpo e a mente

Pesquisas recentes apontam que o fruto é uma das armas mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o avocado deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta. Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde. Confira as dicas a seguir.

1. Para a pele O avocado ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele.

mulher cuidando da pele com abacate


2. Efeito anti-inflamatório Graças à vitamina E, o avocado age como anti-inflamatório natural.


3. Antiestresse

A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse.


4. Para musculação Por ser rico em cálcio, o avocado tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino.


5. Prevenção na gravidez

O avocado é importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida — mau fechamento da coluna vertebral do feto.



6. Benefícios para o cabelo

Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares, resultando em cabelos mais brilhantes e macios.



7. Emagrecimento Por ser rico em fibras, o avocado gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e emagrecimento natural.


8. Memória

O ômega 3 do avocado melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultado: melhora a memória.



9. Controla colesterol e do triglicérides

Graças aos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o avocado auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas, pois controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos.


10. Redução de gases

A fruta é indicada em casos de prisão de vente, diarreia e flatulências. Isto porque o chá das folhas do avocado é diurético e favorece a digestão gástrica e estimula a vesícula biliar.


11. Ajuda contra o câncer

O avocado é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo.


12. Regula a menstruação

O avocado promove a regulação do ciclo menstrual. Para tanto, é recomendado a ingestão de chás feitos com as flores da fruta.


13. Melhora a visão

Graças à vitamina A, o avocado traz benefícios para a visão.


14. Melhora o sono As vitaminas de complexo B, como a B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.


15. Regula o metabolismo da glicose

O avocado é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% menores de desenvolvimento de diabetes.


16. Previne envelhecimento precoce

O fruto tem antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento das células da pele.


17. Oléo nutritivo

Semelhante ao óleo de oliva, o óleo do avocado tem qualidade nutricional. Estudos apontam que o avocado é rico em betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração)


Se você gostou desse artigo, estamos sempre postando conteúdo bacana como esse em nossas redes sociais (instagram/facebook/twitter).

35 visualizações0 comentário
bottom of page