• Patricia

Matchá Latte: o super alimento!

Atualizado: 4 de jan. de 2021


Chá Matcha! Parece um nome invertido do “chá mate” ou “mate chá”, mas não é! De origem chinesa e muito conhecido no Japão, pode ser consumido como forma de chá ou pode ser atribuído no alimento.

Muito famoso para combater o emagrecimento, reduzir o colesterol, acelerar o metabolismo e combater várias doenças.

Mas, o que é Matcha?

A extração do Matcha vem da Camellia Sinensis é a mesma planta que dá origem ao chás: verde, preto e branco.

Mas o que diferencia o Matcha dos outros chás feito com a mesma planta? O Matcha é feito das folhas mais novas que são cultivadas a sombra, porque as que ficam expostas ao sol acabam perdendo os nutrientes.

Para o chá ficar tão saboroso e conservar todos os seus nutrientes as folhas precisam ser trituradas lentamente em um moedor de pedra até virarem pó.

Sua bebida contém vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K e minerais. Além de ser rico em polifenóis, catequinas, clorofila, L-teanina, teofilina e muitos outros nutrientes.

Quais os Benefícios do Matcha?

Relaxa o corpo: A substância L-teanina presente no chá atua no sistema nervoso e promove a sensação de relaxamento e bem-estar.

Ajuda no emagrecimento: o chá é um termogênico que ajuda na aceleração do metabolismo e queima bem rápido as calorias.

A substância L-teanina atua na dissolução das gorduras e quando a pessoa pratica exercícios físicos aumenta a queima de calorias.

Ótimo antioxidante: contém mais antioxidantes do que a goji berry e a laranja juntas, nos protege contra a ação negativa dos radicais livres no organismo. E com isso atua na prevenção do envelhecimento precoce.

Protege contra diabete tipo 2: O chá de matcha também exerce uma função inibidora contra o dano renal e hepático, restringindo a acumulação da glicose avançada, mantém o metabolismo saudável ajudando a reduzir os triglicerídeos, colesterol e o teor de glicose hepática nos diabéticos.

Previne o câncer: Através de muitos estudos o chá matcha mostrou uma presença de polifenóis e uma substância conhecida como EGCG (EpiGaloCatequina Galato¹), e elas impedem a proliferação das células cancerígenas.

Melhora a saúde Gastrointestinal: o chá alivia distúrbios gastrointestinais, pois estimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e toxinas.

Combate infecções: A EGCG combate várias infecções bacterianas, virais e fúngicas. Estudos revelam que a ECGC e a membrana lipídica exercem uma ação inibidora contra crescimento de vários vírus, como: a gripe, hepatite B e C, herpes e muitos outros.

Agora que você já conhece sobre o chá matcha e já sabe quais os seus benefícios, que tal provar?

O chá pode ser consumido frio ou quente, há uma diferença entre os dois tipos de preparos, pois sabemos que o chá quando entra em contato com a água quente perde seus nutrientes e com isso dá uma diferença no sabor.


Como preparar o matcha


O Matcha é feito utilizando os utensílios tradicionais ou com o que você tiver em casa, desde que possa mexê-lo bem para dissolver o pó e formar espuma no chá.

Os utensílios tradicionais são: Whisk de bamboo, colher chashaku, bowl de cerâmica. Mas você pode utilizar uma colher medidora ou de chá de 2 g, um mini fuê ou espumador de leite (milk frother) e qualquer xícara de cerâmica ou vidro.

Ingredientes:

  • 1/2 ou 1 colher de chá (2g) de Matcha em pó.

  • 100 ml de água morna com a temperatura entre 70-80 graus.

Como fazer:

  1. Adicione 1/2 (para um sabor leve) ou 1 colher de chá (2g) de matcha em pó no recipiente de sua escolha (xícara, copo ou mini bowl).

  2. Coloque 2 colheres de sopa da água morna com temperatura de no máximo 80 graus.

  3. Mexa bem fazendo o movimento de um “W” rapidamente até aparecer espumas.

  4. Acrescente o restante da água e aprecie o seu chá matcha.

A temperatura da água não pode ser maior do que 80°C para que não ocorra a perda de nutrientes. Use um termômetro culinário se necessário.

O matcha em pó pode ser acrescentado nos bolos, sorvetes, biscoitos e iogurtes.

Tipos de Matcha

  1. Grau cerimonial – usado em cerimônias nos templos budistas no Japão, é um matcha puro com produção artesanal, muito rico em nutrientes, não amarga e tem um sabor “Umami” que significa deliciosos em japonês.

  2. Grau premium – é um matcha de alta qualidade, rico em nutrientes, não é utilizado em cerimônias se o sommelier de chás não identificar um sabor “Umami”.

  3. Grau culinário – é um matcha produzido com as folhas abaixo nas novinhas da planta, tem mais nutrientes do que o chá verde tradicional, porém tem um sabor levemente amargo.

O preço do Matcha varia de acordo com o seu tipo, sendo o cerimonial mais caro do que os demais.

Como identificar um bom Matcha?

Um bom matcha tem uma cor verde vibrante independente do seu grau (tipo), pois o que define o grau é o seu sabor (amargo ou umami).

Se o matcha for uma cor verde escuro, marrom, ou amarelado, significa que está oxidado ou misturado e não é considerado de boa qualidade.

Se você pretende consumir Matcha com muita frequência, então opte por orgânico e verifique se houve teste de radiação (se for de origem japonesa).

Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou até mesmo nas lojas virtuais.


Dicas finais

Não beba o matcha a noite para não interferir no sono, pois contém cafeína.

É importante lembrar que o consumo excessivo de qualquer chá pode causar alguns efeitos colaterais, como: dores de cabeça, náuseas, vômitos, insônias, diarreias, agitação e azia, portanto nunca tome mais do que cinco xícaras por dia.

O Matcha se ficar em contato prologado com uma superfície ou roupas, pode manchar.


23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo