A receita dessa torta de maçãs verdes vem da Itália, e seu ponto alto está na massa. Na hora de comer a torta, a massa delicada e macia desmancha, se misturando ao recheio. Agora, esse recheio é especial, preparado com a polpa das maçãs ácidas tem menor quantidade de açúcar. E com isso, a torta é bem mais leve do que se tivesse sido preparada com maçãs vermelhas. Embora ainda pouco apreciada por aqui, justamente por serem mais ácidas, as maçãs verdes podem ser usadas de muitas maneiras. Elas são muito boas para se preparar uma compota, ou marmeladas em pasta para passar no pão, e quem sabe um purê para a papinha de bebês. Além disso, quando cozidas como na receita a seguir transformam-se em um recheio delicioso para essa torta de maçãs verdes.
O recheio da torta de maçãs verdes pode ser enriquecido com alguns ingredientes que combinam bem a sua acidez como nozes e amêndoas. Mas existe uma outra possibilidade de se acrescentar algumas ervas aromáticas que, embora não usuais, enriquecem o sabor da torta. Um campeão para essas misturas é o manjericão, embora eu também goste muito do sabor do tomilho. Sempre em pouca quantidade.
A maçã é uma das frutas mais saudáveis, com muita vitamina C, tem 9% das nossas necessidades diárias, também é rica em antioxidantes e em sódio, que dá a sensação de bem estar quando comemos uma maçã.
INGREDIENTES
Para uma torta com 20 cm de diâmetro
Para a massa
1 / 2 xícara | 125 g de manteiga sem sal gelada
1 / 2 xícara | 100 g de açúcar
2 e 2 / 3 de xícara | 240 g de farinha de trigo
1 / 4 de colher de chá de sal
2 gemas
Para o recheio
4 maçãs verdes (casca verde)
3 colheres de sopa | 45 g de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de rum
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa | 15 g de amido de milho
1 gema para pincelar a massa da torta
3 colheres de sopa | 45 ml de água
INSTRUÇÕES
Primeiro prepare a massa – misture a manteiga com o açúcar, o sal e as gemas, assim que obtiver um creme homogêneo, polvilhe a farinha e misture até conseguir formar uma bola de massa. A massa pode ser amassada com a mão ou com uma batedeira com o gancho. Divida a massa ao meio, coloque cada pedaço dentro de um saco plástico e amasse com a mão para formar um disco. Guarde-os na geladeira por uma ou duas horas.
Prepare o recheio enquanto a massa descansa. Descasque as maças, corte-as em fatias grossas no comprimento. Retire a parte mais dura e os caroços. Misture o suco de limão com o açúcar, o rum, a essência de baunilha e o amido de milho. Misture até o amido desmanchar. Acrescente as fatias de maçã.
Ligue o forno em temperatura média, 200o
Abra metade da massa com um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo. O tamanho deve ser o equivalente ao tamanho do fundo e o da lateral da forma. Forre o fundo e as laterais da forma com o disco de massa. Preencha com o recheio, enfie as folhas de manjericão. Cubra a torta com a outra metade de massa previamente esticada com um rolo.
Aperte as laterais para grudarem. Se quiser aperte com um garfo para a borda ficar marcada. Fure toda a superfície com um garfo e pincele toda a parte de cima da torta com a gema dissolvida na água.
Comments